Cooperação

Parceria vai viabilizar fortalecimento e competitividade de MPEs

O Sebrae e o Banco do Nordeste fecharam parceria para fortalecer a capacidade empresarial e competitividade dos pequenos negócios no decorrer dos próximos três anos

Zeca Melo assina o termo do acordo com o Banco do NordesteNatal - Produtores rurais, Microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte, inclusive aquelas que atuam na área de energias renováveis e eficiência energéticas no Rio Grande do Norte, serão beneficiadas por um acordo de cooperação técnica entre as superintendências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Sebrae no Rio Grande do Norte. A parceria visa estabelecer ações conjuntas, buscando o fortalecimento da capacidade empresarial e da competitividade dos pequenos negócios no decorrer dos próximos três anos. A assinatura do acordo ocorreu na segunda-feira (13).

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a renovação da parceria da instituição com o Banco do Nordeste permite executar ações direcionadas à facilitação e ampliação do acesso ao crédito por parte dos empreendedores e empresários. "O sucesso desse trabalho se dá principalmente em função do bom relacionamento do nosso pessoal técnico, não só em Natal, entre as superintendências, mas também entre os escritórios do Sebrae e as agências do Banco em todo o Rio Grande do Norte”, avalia Zeca Melo.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jorge Bagdêve, enfatiza a importância do acordo para a atuação do banco no Estado, que conta com o apoio do Sebrae. "O principal ponto que a gente tem que observar dentro deste acordo é a mitigação de risco que você tem, quando você contrata uma operação de crédito com uma empresa capacitada. O Sebrae tem excelência nesse aspecto, de fazer a capacitação empresarial e gerencial não só na atividade produtiva, mas também na financeira. É muito importante contar com essa parceria para ampliar os negócios, além naturalmente da penetração que o Sebrae tem no estado", reconhece.

Equipes das duas instituições discutem as ações da parceriaO acordo que estabelece ações coordenadas de apoio aos microempreendedores para obtenção de financiamentos e empréstimos no Banco do Nordeste, foi assinado entre superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jorge Bagdêve, e os diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e Marcelo Saldanha Toscano (Operações). A participação do Sebrae em eventos como o FNE Itinerante, no qual o banco divulga suas principais linhas de crédito, é um exemplo dessas ações.

O superintendente do Banco do Nordeste afirma que o incentivo ao empreendedorismo, especialmente nos pequenos negócios, é uma política comum aos parceiros, que tem outros projetos a serem desenvolvidos nos próximos três anos. “O fato do Sebrae trabalhar com a micro e pequena empresa nos dá uma prospecção importante, interessante e qualificada para podermos cumprir a missão de proporcionar o desenvolvimento regional e focado no segmento que a gente tem que dar uma atenção toda especial: o pequeno empresário, a micro e pequena empresa".

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911