Financiamento

Acordo pretende facilitar acesso de pequenos a crédito na Caixa

Sebrae e Caixa assinam acordo para concessão de crédito a pequenas empresas. Os recursos poderão ser usados para investimento, capital de giro ou para ações na área de inovação tecnológica e de sustentabilidade.

Representantes das duas instituições assinaram o termo de cooperação técnicaNatal – O Sebrae no Rio Grande do Norte e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta terça-feira um acordo de cooperação para implementar ações estratégicas que facilitem o acesso de pequenas empresas a linhas de crédito do banco. A proposta da parceria é disponibilizar recursos de forma diferenciada para aumentar a competitividade de pequenos negócios instalados no Rio Grande do Norte.

A solenidade de assinatura foi realizada na sede do Sebrae e contou com representantes das duas instituições. O diretor Superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, e o superintendente  da Caixa no Rio Grande do Norte, Marcus Vinícius dos Santos, assinaram o termo. Também participaram da reunião o diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, a analista técnica do Escritório Metropolitano do Sebrae, Ruth Suzana, o gerente regional Pessoa Jurídica, José Ricardo Gama, e o gerente de Negócios da Caixa, Gleen Cunha.

_Olho_

Pelo acordo, as duas instituições devem convergir esforços para implementar ações conjuntas para aumentar o acesso ao credito, que tornará os negócios de pequeno porte mais competitivos. O banco deverá disponibilizar para essas empresas em condições diferenciadas recursos, que poderão ser usados para projetos de investimento e capital de giro (que serve para custear a operação do negócio) ou mesmo para implantar projetos nas áreas de inovação tecnológica ou de sustentabilidade.

A intenção também é criar novos produtos por parte da Caixa com características que atendam a esse perfil de empresas. Os empresários que se encaixam nas condições deverão ser encaminhados pelo Sebrae ao banco depois de uma análise da necessidade e capacidade de pagamento do empréstimo.

De acordo com os termos do acordo, os empreendedores também poderão contar com outras soluções oferecidas pela Caixa, como é o caso da antecipação de recebíveis - como é o caso dos recursos das vendas efetuadas com cartão de crédito -, financiamento imobiliário e crédito para investimento, ficando o Sebrae encarregado do suporte técnico a esses empresário antes do empréstimo. Mas a concessão fica sujeita a análise de crédito do pretendente pela Caixa.

Reunião ocorreu na sede do Sebrae, em Natal“Neste cenário de incertezas para quem está começando a empreender ou para quem já é empresário, é importante que o empreendedor tenha uma certa segurança ao contar com a consultoria, orientação e apoio do Sebrae na questão técnica e uma fonte de crédito confiável, como é a Caixa Econômica Federal. E este acordo de cooperação que estamos assinando é uma garantia que, de fato, vai contribuir muito para que os empreendedores e microempreendedores individuais tenham todo o suporte técnico necessário”, afirma superintendente estadual da Caixa, Marcus Vinicius.

“Buscamos operar um crédito consciente e orientado para que todos possam ter acesso ao crédito e empreender de forma responsável e fazer crescer seus negócios”, Marcus Vinícius, lembrando que a superintendência da Caixa no Rio Grande do Norte pretende estender o acesso ao crédito para todos os municípios potiguares, fortalecendo a economia local.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância de renovar o acordo com a Caixa, cujo titular integra o Conselho Deliberativo da instituição.  “Este trabalho em conjunto é fundamental para dar segurança aos empresários e empreendedores que buscam o acesso ao crédito para investir na melhoria dos seus negócios”, avalia Melo, explicando que o Sebrae e a Caixa Econômica mantém uma parceria ao longo dos anos, que se renova a cada período para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas do estado.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911