Retomada

Comércio de Natal recebe orientação para funcionar de forma segura

Ação conjunta do Sebrae, CDL, Fecomércio e instituições parceiras leva 30 agentes para orientar estabelecimentos e população sobre protocolos de bioprevenção. O mutirão começa pelo Alecrim, neste sábado (4).

Marcelo Toscano explica importância da ação nesse momento de volta das atividadesNatal –A partir deste sábado (4), comerciantes, lojistas, funcionários e consumidores de Natal receberão uma série de orientações e práticas a serem adotadas que são necessárias à abertura dos estabelecimentos sem expor os envolvidos ao risco de contaminação e propagação do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa faz parte de uma ação integrada entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), associações comerciais e outras entidades ligadas ao setor produtivo, para garantir a segurança no que se refere à doença nos pontos comerciais nesse período de retomada das atividades. O mutirão de 20 agentes capacitados nessa área vão visitar as lojas e orientar, tanto os empresários quanto o público em geral. A ação começa pelo bairro do Alecrim, conhecido por ser o maior comércio de rua de Natal e atrair inúmeros populares, seja vendedor ambulante ou consumidor.

_Olho_

Capacitados por consultores credenciados do Sebrae-RN, os agentes vão percorrer os estabelecimentos do bairro orientando e tirando dúvidas acerca dos protocolos a serem seguidos e orientando quanto ao uso de máscaras e álcool em gel, quantidade limitada de pessoas dentro das lojas, sinalização de distanciamento em filas, entre outras medidas. A iniciativa está sendo denominada "SOS Protocolos" e está alinhada às diretrizes do Programa Reinicie, que está sendo desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado para capacitar o setor produtivo neste momento de retomada gradual das atividades com segurança e responsabilidade. A ação deste sábado, no caso, conta também com o apoio da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).

O diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, avalia como essencial repassar esse tipo de orientação aos empreendedores e toda a população, quanto aos cuidados preventivos contra a covid-19, o que pode ser decisivo para garantir a permanência desses estabelecimentos abertos. “Trata-se de uma ação importante em que se juntam três entidades e instituições parceiras para orientar a classe empresarial e todos os envolvidos na cidade de Natal com relação a um protocolo de retomada das atividades comerciais. Então é uma ação que visa repassar todos os protocolos a serem seguidos de maneira adequada, pois é importante termos um comércio seguro e de acordo com os decretos publicados”, destaca Toscano.

A gerente da Unidade de Soluções e Supote do Sebrae-RN, Tathiana Udre Varela, explica que os agentes receberam orientações sobre as medidas preventivas, os protocolos de segurança e durante a ação farão um check-list  para acompanhar a implantação das medidas pelos lojistas. "Essa ação de orientação técnica é relevante e assertiva. Os agntes irão apresentar aos empresários a importãncia de seguir á risca as recomendações e os protocolos de segurança, bem como checar a implantação das medidas preventivas com a Covid -19", afirma Tathiana, que coordena a capacitação dos agentes.

A ação "SOS Protocolos" terá início neste sabado (4) no comércio do Alecrim, mas não ficará restrita à localidade. Nos próximos dias vai percorrer outros bairros da cidade onde há intensa atividade comercial, como o centro, os bairros de Petrópolis e Ponta Negra, entre outros.“Identificamos a necessidade de dar um apoio às empresas do comércio para orientar, porque ainda há muitas dúvidas quanto o que é ou não permitido nas três fases estipuladas no decreto governamental. O que queremos é dirimir essas dúvidas e ajudar tanto as empresas, quanto a população a ter um melhor entendimento desses protocolos de retomada das atividades comerciais, conforme o decreto”, conclui Marcelo Toscano.