Comemoração

Fórum de Educação destaca 15 anos do projeto Despertar

A quinta edição do Fórum de Educação Empreendedora homenageou os 15 anos do projeto Despertar, que leva noções de empreendedorismo para estudantes de escolas públicas

Fórum fez homenagem a pessoas que fizeram parte da história do DespertarNatal – O Sebrae no Rio Grande do Norte reuniu professores, coordenadores e demais profissionais da área da educação durante a 5ª edição do Fórum de Educação Empreendedora, realizado na noite da quinta-feira (29), no hotel Holiday Inn. Com mais de 300 participantes, o fórum marcou os 15 anos do projeto Despertar, que trabalha com educação empreendedora entre jovens do Ensino Médio da rede estadual.

Até agora, 50 mil estudantes foram impactados pela iniciativa, sendo 4,8 mil alunos somente neste ano. Desde 2002, o Sebrae e a Secretaria Estadual de Educação unem forças para levar o empreendedorismo para a sala de aula e despertar nos alunos potencialidades e vocação para empreender.

Durante o Fórum, Eduardo Viana destacou a importância do projeto para formar jovens empreendedoresDurante o evento, o diretor de operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana, destacou a importância do evento e principalmente do Despertar para formação de jovens empreendedores. Ele juntamente com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, fizeram homenagens a pessoas que faz parte da trajetória do programa. Entre eles, o primeiro gestor do programa no Sebrae, Antônio Carlos Liberato, e a professora Vera Lúcia Reis, que coordena o projeto na Secretaria Estadual de Educação. 

Também foram homenageados servidores, funcionários do Sebrae, coordenadores das Direds e professores. "O projeto Despertar está no sangue, na alma e no chão das escolas estaduais do Rio Grande do Norte", diz Cláudia Santa Rosa.

Evento contou a palestra de George Daniel, que é ex-aluno do DespertarA palestra principal foi proferida pela educadora e psicanalista Viviane Mosé, mas o evento também contou com a palestra de George Daniel, que é ex-aluno do Despertar  em Parelhas e atualmente ministra palestras em todo o país, destacando a cultura nordestina. Ele criou os signos do Nordeste (guaxinim, preá, timbu, jegue, bacurim, cágado, peba, rasga mortalha, asa branca, soin, cururu e calango). Horóscopo recebe na internet entre 10 mil e 15 mil visualizações por semana.

Ele teve a visão de transformar a cultura e o jeito de falar dos nordestinos em produtos. George Daniel criou almofadas, canecas e camisetas frases e expressões, como 'eu amo cuscuz', 'meiga que nem coice de mula' e  'oxente'. "Trabalhamos os resgates das nossas expressões. Todos os dias há milhares de pessoas que têm sucesso a sua maneira. Empreender não é só vender produto, mas vender experiência. É acreditar em si mesmo até quando ninguém acredita na gente".

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911