Compras Públicas

Parceria do Sebrae com o TCE-RN fomenta desenvolvimento local

O seminário “Compras Públicas dos Pequenos Negócios fomentando o Desenvolvimento Local” reuniu gestores públicos, pregoeiros e procuradores municipais na sede do Sebrae, em Natal. As próximas edições serão em Mossoró e Caicó

Seminário reunião representantes de instituições para falar sobre compras governamentaisNatal - Para fomentar o desenvolvimento local, o Sebrae e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) estão realizando ações de capacitação acerca dos benefícios das compras governamentais voltadas para o segmento de microempresas e empresas de pequeno porte. Na manhã desta sexta-feira (16) aconteceu no auditório do Sebrae-RN, em Natal, o seminário “Compras Públicas dos Pequenos Negócios fomentando o Desenvolvimento Local”, que reuniu gestores públicos, pregoeiros e procuradores municipais. O evento realizado pelo Sebrae e TCE-RN contou com o apoio da Associação dos Profissionais dos Agentes de Licitação e Contratos do Estado do RN, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.

Participaram do evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE-RN, Poti Júnior, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras Municipais do Estado, vereador Paulinho Freire, o Corregedor do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales, e o diretor da Escola de Contas do TCE-RN, Tarcísio Costa. A apresentação do Tribunal de Contas foi feita pelo Analista de Controle externo do TCE-RN, Fernando Leão, que detalhou todas etapas e requisitos para os processos licitatórios das compras governamentais.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, fez uma explanação sobre a importância dos pequenos negócios na economia e a atuação da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte, que no ano de 2018 atendeu a pouco mais de 37 mil empresas, 43 mil empreendedores e potenciais empresários e 21 mil estudantes do ensino público e privado no estado. Segundo Zeca Melo, como é mais conhecido o diretor do Sebrae, a parceria com o TCE e a Federação das Câmaras Municipais se reveste de grande importância, na medida em que fortalece os esforços para criar um ambiente favorável ao segmento das micro e pequenas empresas e ao desenvolvimento local.

Zeca Melo destacou a importância de fortalecer os pequenos negóciosNa opinião do presidente Tribunal de Contas do Estado – TCE/RN, Poti Júnior, a parceria entre as instituições propicia um conjunto de ações em prol do fortalecimento das pequenas empresas e o consequente desenvolvimento local, impactando na economia do estado. O presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras Municipais do Estado, vereador Paulinho Freire, considera a capacitação de servidores municipais e gestores públicos essencial para o estímulo à economia dos municípios. “Este trabalho da escola do Tribunal de Contas que deixa de ser um organismo meramente fiscalizador para capacitar e orientar os gestores públicos para que possam oferecer melhores serviços à população”, afirma Freire.

Natal é o segundo município do estado a realizar o seminário “Compras Públicas dos Pequenos Negócios fomentando o Desenvolvimento Local”. O primeiro evento aconteceu na cidade de Currais Novos e previsão é que até o final deste ano sejam realizadas outras duas edições do seminário em Mossoró, na região Oeste do estado e em Caicó, no Seridó potiguar.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911