Modelo Canvas

Planejar o negócio é o primeiro passo para empreender

A primeira ação de quem pretende empreender é fazer um plano de negócios para validar as ideias. O Sebrae dispõe de capacitações para um dos métodos mais utilizados pelos empreenderes, o Canvas.

Método Canvas ajuda o empreendedor a esboçar e desenvolver novos modelos de negóciosNatal – O Rio Grande do Norte possui mais de 157 mil pequenos negócios, pelo menos 3 mil deles foram criados entre janeiro e fevereiro deste ano. E a tendência é que esse número cresça mensalmente. Mas para tornar realidade o sonho de ter um negócio próprio, é preciso, primeiramente, fazer um planejamento detalhado. Isso que os especialistas chamam de plano de negócio, instrumento ideal para pensar cuidadosamente cada uma das etapas que antecedem a abertura ou expansão da empresa e a viabilidade do empreendimento.

Existem muitos métodos para planejar a abertura do negócio ou validar a ideia. Um dos mais utilizados atualmente pelos empreendedores é o Canvas, que ajuda a esboçar e desenvolver novos modelos de negócios, ou mesmo tradicionais, ajudando o empreendedor avaliar e validar as ideias. Uma prova disso é a turma do curso Estruturando sua Ideia com Canvas, aberta pelo Sebrae no Rio Grande do Norte  no início da semana. A capacitação atraiu 17 participantes interessados em aprender a planejar a empresa e validar as ideias.

_Olho_

O curso tem carga horária total de 24 horas, sendo realizado à noite, o que facilita para quem tem atividades durante o dia. A primeira turma conclui a capacitação no dia 28 deste mês e já está programada uma nova turma, prevista para começar no dia 5 de maio.

De acordo com a analista da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN, Grasielly Lima, o Canvas é uma metodologia que possibilita ao empreendedor descrever e pensar sobre seu modelo de negócio, utilizando um esquema visual que lhe permite analisar nove elementos: proposta de valor, parcerias, atividades chaves, recursos, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e receitas. 

A vantagem de o potencial empresário aprender a elaborar o plano de negócios é que ele vai ter a segurança necessária para ter êxito na criação ou ampliação do negócio, ou até na adoção de inovações. Por meio do plano de negócios, o futuro empresário vai verificar a viabilidade da ideia e buscar informações mais detalhadas sobre o ramo de negócio em que pretende investir, além dos produtos e serviços que irá oferecer, quem serão seus clientes, seus concorrentes e fornecedores.

O planejamento também permite identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ao final, ajuda o empreendedor ou futuro empresário a avaliar se vale a pena abrir, manter ou ampliar o empreendimento. "O planejamento é uma ferramenta de gestão importante não só para a etapa inicial do negócio, mais também para todo o ciclo de vida da empresa, uma vez que é possível mudar a estratégia e forma de atuação ao longo do tempo. Na etapa inicial de formação de um negócio, o planejamento permite que o futuro empresário possa pensar, analisar e corrigir eventuais erros que possam surgir durante o processo de implantação e desenvolvimento de uma empresa ou novo negócio", diz Grasielly Lima. Para saber mais sobre grade de cursos, palestras, oficinas e outras capacitações, basta acessar o portal www.rn.sebrae.com.br/ e buscar o tipo de capacitação.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911