Turismo & Negócios

RN Experience aproxima empresas locais de operadoras de turismo

Promovido pela Setur, Emprotur e Sebrae, o encontro reuniu, nesta terça-feira (21), donos de hotéis, pousadas, resorts e empresas de receptivo e 50 operadoras de turismo do sul e sudeste braisileiro, durante a ação promocional RN Experience.

Natal - Dentro das ações para fomentar o turismo no estado e reaquecer o setor, que foi fortemente afetado pela pandemia, o Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Emprotur, promoveu um encontro de negócios entre empresas do segmento e 50 operadoras de turismo do Sul e Sudeste do país. O encontro visa estimular negócios no setor e apresentar produtos e serviços ofertados pelas empresas potiguares aos operadores, que participam do "Visite Rio Grande do Norte Experience" como parte da programação. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Setur, com apoio do Sebrae, e terá outras duas edições em outubro e novembro próximos. As ações têm foco na experiência do turismo in loco com o objetivo de impulsionar a retomada das atividades do setor, movimentar a cadeia produtiva local e aumentar o relacionamento comercial entre o trade do Rio Grande do Norte com as operadoras de polos emissores.

O Encontro de Negócio ocorreu na tarde desta terça-feira (21), no Centro de Convenções de Natal, no qual as empresas ofertantes apresentaram seus produtos e serviços às operadoras de forma rotativa, porém sem a expectativa de fechamento de negócios no momento da conversa. Participam como ofertantes empresas potiguares que prestam serviços ao segmento e principalmente empreeendedores proprietários de meios de hospedagem, como hotéis, pousadas e resorts.

A aproximação comercial se dá durante o RN Experience, que iniciou com a visita dos convidados aos municípios turísticos do estado. Os operadores convidados estão vivenciando a experiência de visitar o Rio Grande do Norte e conhecer sua história, cultura, gastronomia e produtos turísticos, destacando, nessa primeira edição, os atrativos de Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz, Mossoró, Serras do Agreste Potiguar, Geoparque Seridó, Maxaranguape, Galinhos, Touros, Baía Formosa e Santa Cruz.

Um dos participantes do encontro foi o gerente de Contas da Incomum Viagens, Nivaldo Egeia, que integra a comitiva de operadores convidados para participar do Visite RN Experience. “O Rio Grande do Norte é um estado que já vem trabalhando fortemente com a gente há alguns anos. Agora, queremos recolocar o RN no topo dos destinos mais procurados, principalmente por São Paulo, que é um grande pólo e emissor para o Nordeste. Estamos fazendo um trabalho em São Paulo, agora que chegamos com a filial em março desse ano, para alavancar todo o Nordeste brasileiro”, adianta o gerente da operadora.

Segundo Nivaldo Egeia, essa aproximação e experiência in loco é de extrema importância. “ Precisamos passar para o turista que é seguro viajar ou participar de eventos com mais de mil pessoas, seguindo todos os protocolos.  É seguro realizar um evento no Rio Grande do Norte. Estamos aqui e vemos toda a infraestrutura  de sempre. Estamos muito felizes com a parceria que o RN tem conosco de muitos anos”, reforça o representante da empresa que tem origem no estado de Santa Catarina.

O gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, afirma que a instituição está apoiando a iniciativa do RN Experience com o objetivo de promover a aproximação comercial entre as empresas de turismo do estado e os agentes e operadores convidados, através de um encontro de negócios em que as empresas ofertantes locais (meios de hospedagem e agências de receptivo) terão um momento para apresentar seus serviços e produtos para as agências e operadoras do Sul e Sudeste do país.

O evento foi organizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para estreitar o relacionamento comercial entre o trade do Rio Grande do Norte com os agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais. A ação conta com a parceria da ITA Transportes Aéreos, como transportadora aérea oficial do evento, a Universal Assistance como seguradora oficial do evento e os apoios institucionais do Sebrae-RN, FECOMÉRCIO-RN, Natal Convention, Sindbuggy, ABAV/RN, Sindetur e ABRASEL. A execução está a cargo da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do RN, ABIH-RN, por meio de termo de fomento com a Emprotur.