Na Zona Norte

Sebrae e Prefeitura firmam convênio para instalar Loja do Empreendedor

Na Loja do Empreendedor serão oferecidos todos os serviços de atendimento do Sebrae e os serviços das secretarias municipais relacionados à abertura e formalização de empresas

Natal – Até o final de setembro próximo, a Zona Norte de Natal terá instalada no Partage Norte Shopping a primeira Loja do Empreendedor na capital. Um convênio assinado nesta terça-feira (10), entre o Sebrae do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal, através das Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla) e de Trabalho e Assistência Social (Semtas) no Palácio Felipe Camarão, viabilizará o atendimento especializado e ações efetivas em prol das micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) estabelecidos na Zona Norte da capital.

A solenidade de assinatura contou com a participação de dirigentes do Sebrae-RN, do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, dos secretários Joanna de Oliveira de Guerra (Sempla) e Adjuto Dias de Araújo Neto (Semtas), além de outros secretários municipais e representantes de entidades do setor produtivo, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal. Assinaram o convênio o diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, e o diretor de Operações, Marcelo Toscano. Também participaram da solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, além do vereador Hermes Câmara.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que a Zona Norte tem recebido um tratamento diferenciado por parte do executivo municipal e agora conquista a Loja do Empreendedor, num dos shoppings de maior movimento da cidade, onde o empreendedor poderá contar com o atendimento do Sebrae e os serviços das secretarias municipais ligadas à abertura de empresas. “Nós priorizamos a aprovação e implementação da Lei Geral das MPEs, que vem proporcionando a criação de várias pequenas empresas no município. Estamos procurando oferecer novas oportunidades de negócios, gerando emprego e renda na nossa cidade. E essa parceria na Zona Norte vai gerar frutos importantes para a população”, afirma Álvaro Dias.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, também presidente da Fecomércio-RN, destacou o potencial econômico da Zona Norte levando em consideração a sua população de quase 400 mil habitantes (correspondente à segunda maior cidade do estado) e a densidade empresarial (26% dos negócios da capital). “Essa loja será de suma importância para os empresários e os empreendedores que desejam se estabelecer na Zona Norte. A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Natal fortalece o ecossistema empreendedor daquela região da cidade”, avalia Marcelo, lembrando que há um plano de estender essa parceria a outras regiões da cidade.

Para o diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, o convênio assinado com a Prefeitura de Natal é mais uma parceria importante, dentre tantas outras que vem sendo firmadas com êxito nas diversas áreas, como o turismo e a educação no âmbito municipal. “É um privilégio para o Sebrae poder contar com o prestígio do prefeito e dos secretários envolvidos nas parcerias que estão dando excelentes resultados. Com a instalação da Loja do Empreendedor, os empresários e empreendedores da Zona Norte passam a contar com um atendimento especializado com ferramentas de gestão, soluções educacionais e consultorias”, explica Melo.

A apresentação do projeto da Loja do Empreendedor foi feita pelo analista técnico do Sebrae, Everton Lucena, que identificou que dos 18.291 MEIs estabelecidos na Zona Norte, apenas 10% recebeu atendimento do Sebrae nos últimos anos e as microempresas (3.978) e empresas de pequeno porte (297) têm, respectivamente, 14% e 41% de taxa de cobertura de atendimento pelo Sebrae naquela região. A expectativa é ampliar a taxa de cobertura com o trabalho da Agência Sebrae - Grande Natal.

A Loja do Empreendedor é um espaço de atendimento, idealizado pelo Sebrae-RN em parceria com o município, visando fomentar o empreendedorismo através de atendimento presencial ou remoto, fornecendo orientações e instrumentos que permitam melhorar a competitividade das empresas atendidas. No espaço serão oferecidos todos os serviços de atendimento do Sebrae e os serviços das secretarias municipais, que impactam no cotidiano empresarial, capitaneados pelos Agentes de Desenvolvimento, nomeados pelo município.

A expectativa é atender cerca de 3.400 pessoas, entre candidatos a empreendedores e empresários donos de pequenos negócios, por ano, na Loja do Empreendedor. A estimativa é feita considerando-se o grande fluxo de frequentadores do shopping center no qual estará instalada. Atualmente a Zona Norte abrange 26% das pequenas empresas da cidade. Ou seja, 22.902 das 90.040 formalizadas em Natal. Além da SEMPLA e SEMTAS, a Loja do Empreendedor terá atendimento de demandas para a SEMURB e a Vigilância Sanitária. Parceiros como a Fecomércio-RN, AGN, Banco do Brasil, Caixa, Crediamigo e Plantão Contábil também farão parte da Loja do Empreendedor.