Natal Original

Sebrae e Prefeitura firmam parceria para capacitar artesãos de Natal

Serão capacitados até 120 artesãos em gestão e desenvolvimento de coleção de produtos com a metodologia Lugares de Charme, cujo projeto inclui a repaginação do espaço da Loja Natal Original, na praça da Árvore de Mirassol.

Natal – O Sebrae do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal, através das Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, firmaram Termo de Cooperação Técnica e Financeira para capacitar até 120 artesãos em gestão e desenvolvimento de coleção de produtos com a metodologia Lugares de Charme, incluindo a repaginação do espaço da Loja Natal Original, localizada na praça da Árvore de Mirassol. A assinatura do termo aconteceu nesta quarta-feira (18), no Palácio Felipe Camarão, entre o prefeito Álvaro Dias, o secretário da SEMTAS, Adjuto Dias de Araújo Neto, e o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

A solenidade de assinatura contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN e da FECOMÉRCIO-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, o secretário municipal de Governo, Johan Xavier, o secretário municipal do Turismo, Fernando Fernandes, o vereador Luciano Nascimento, representando a Câmara Municipal de Natal, outros secretários municipais, assessores e equipe técnica do Sebrae-RN.

As capacitações dos artesãos natalenses ocorrerão no decorrer de 12 meses, a partir de uma seleção através de edital a ser lançado pela Prefeitura do Natal, ainda neste mês. A expectativa é que a Loja Natal Original seja reaberta em dezembro próximo, com ambientação repaginada e produtos desenvolvidos com base na metodologia Lugares de Charme. Além da loja reformada e repaginada, a Prefeitura pretende reformar todo o entorno para transformar a área em um ponto de comercialização do artesanato e gastronomia o ano inteiro.  A ideia é manter a famosa árvore de natal com as luzes acesas durante todos os fins de semana do ano, utilizando a geração de energia solar.

O projeto Lugares de Charme foi apresentado, antes da assinatura do termo, pela consultora e designer social, Cris Ribeiro, que desenvolveu a metodologia já executada com sucesso em várias cidades no interior do estado. “Através desse trabalho com os artesãos, pretendemos resgatar a origem de Natal”, resume a consultora, que pretende buscar no design afetivo a tradução das emoções do artesão, levando em consideração a sua história, cultura e identidade, tanto dele, como do lugar onde ele nasceu ou reside.

O prefeito Álvaro Dias destacou que o projeto Lugares de Charme está no contexto da filosofia de trabalho da prefeitura de buscar a inovação como diferencial para transformar e modernizar os espaços da cidade. “Essa parceria com o Sebrae é mais um passo na modernização daquela área da Praça da Árvore de Mirassol, que será dotada de uma infraestrutura capaz de gerar emprego e renda para os artesãos e empreendedores do entorno. Queremos que o espaço funcione o ano inteiro, com a possibilidade de manter as luzes da árvore de natal acesas nas noites dos finais de semana. Vamos deixar nossa cidade cada vez mais atrativa para que as pessoas curtam e desfrutem de momentos agradáveis o ano inteiro”, promete Álvaro.

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a assinatura do acordo é mais uma parceria exitosa entre a instituição e a prefeitura local. “Vamos capacitar os artesãos, tanto na gestão para que desenvolvam suas atividades com mais dignidade, como também proporcionar a melhoria dos produtos a partir do emprego do design como diferencial competitivo. Na loja Natal Original, os clientes e turistas encontrarão produtos diferenciados com características locais”, anuncia Melo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, enfatizou a importância da parceria, não somente para os artesãos e empreendedores, mas para o fortalecimento do segmento do artesanato associado ao turismo. “Vamos apoiar os microempreendedores que terão o espaço, tanto da loja, como o seu entorno, repaginado pelo projeto. Nele poderão expor e comercializar seus produtos para os clientes da cidade e para os turistas que visitam Natal. Será mais uma atração para os turistas e permitirá maior geração de renda para os empreendedores”, afirma Marcelo, que também é presidente da Fecomércio-RN.

O secretário da SEMTAS, Adjuto Dias de Araújo Neto, lembrou que a execução do projeto Lugares de Charme contará com o apoio de secretarias municipais, como a SEMSUR, SEMOV, STTU e a secretaria de turismo de Natal. “Queremos que a loja Natal Original seja um diferencial na vida dos artesãos e na economia solidária aqui no município de Natal. Será muito importante neste momento da retomada da economia e a volta da movimentação turística, fazendo com que o comércio funcione naquela área o ano inteiro e não apenas em datas específicas” conclui Adjuto Dias, destacando o trabalho conjunto com todas as outras secretarias municipais.