Agronegócio

Sebrae investirá R$ 88 milhões no desenvolvimento do Agronordeste

O recurso será aplicado até o final de 2020 em capacitações, consultorias e outras ações voltadas para pequenos produtores rurais

Natal – O Sebrae vai aplicar R$ 88 milhões para viabilizar o Plano AgroNordeste, iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Nordeste brasileiro. Os recursos serão destinados, até o final de 2020, a capacitações, consultorias e outras ações na região, voltadas principalmente para pequenos e médios produtores rurais com dificuldades de ampliar o próprio negócio.

“O Sebrae já desenvolve ações importantes junto ao agronegócio, promovendo melhorias em inovação, com foco nas necessidades do mercado, contribuindo para o desenvolvimento de atividades como a horticultura, bovinocultura, caprinocultura, avicultura e apicultura. Este é o nosso papel, trabalhar a cadeia produtiva para gerar negócios, principalmente, entre os agricultores familiares. Agora, com o AgroNordeste, nós reforçamos a parceria com os governos Federal, estaduais e municipais, com o objetivo de ampliar este trabalho”, analisa Newman Costa, coordenadora nacional do Programa AgroNordeste no Sebrae.

_Olho_

O Agronordeste foi lançado oficialmente no dia 9, no Rio Grande do Norte. O plano se soma a outras ações já executadas pelo Governo Federal na região, como o Programa de Aquisição de Alimentos, regularização fundiária, Selo Arte, promoção da irrigação, equivalência de sistemas de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi) e combate a doenças e pragas. O objetivo é aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

De acordo com o diretor-geral do AgroNordeste, Danilo Fortes, a iniciativa busca integrar o agronegócio nordestino ao nacional. “O agro brasileiro vive um momento de crescimento, de presença no mundo inteiro, mas o Nordeste sempre foi tratado no segundo plano, no esquecimento, visto como um peso e não como um protagonista. Com este programa, aproveitaremos as experiências exitosas da região para alavancar as atividades agropecuárias e fortalecer novas cadeias produtivas, transformando-as em instrumentos de participação do Nordeste na pauta nacional”, ressalta.

O plano tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. No biênio 2019/2020, 230 municípios serão contemplados com ações concentradas do programa. O programa é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

O AgroNordeste se junta a outras ações já executadas pelo ministério na região, como Programa de Aquisição de Alimentos, regularização fundiária, Selo Arte, promoção da irrigação, indicação geográfica, equivalência de sistemas de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi) e combate a doenças e pragas (febre aftosa, peste suína clássica e mosca das frutas).

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br 
http://www.facebook.com/SebraeRN 
http://www.twitter.com/SebraeRN 
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911