Turismo

Sebrae lança roteiro histórico sobre II Guerra Mundial no estado

O projeto Natal e Parnamirim Field na Segunda Guerra cria um roteiro turístico que resgata a participação do Rio Grande do Norte no conflito juntamente com os Estados Unidos

Lançamento do projeto recriou ambiente da Natal dos anos 40Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte deu o primeiro passo para a implantação no estado de um roteiro histórico e cultural baseado na Segunda Guerra Mundial. A instituição lançou ontem (9) o projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra, que deve viabilizar o estado como um destino turístico histórico. O lançamento ocorreu na Casa da Ribeira em uma noite temática, que resgatou o ambiente da época ao som de orquestra big bands, espetáculo Bye Bye Natal e uma exposição de peças e artigos temáticos da guerra. O evento reuniu no bairro da Ribeira empresários do trade turístico, representantes de instituições ligadas ao setor, governantes e convidados.

“O projeto busca a integração e reforça laços sobre o que aprendemos com essa convivência e troca de costumes que influenciou e ainda influencia nossa cultura, nossos hábitos, nossa história. Nossa intenção é criar um roteiro que irá apresentar (ou reapresentar) ao mundo o ponto de conexão que, orgulhosamente, fomos para a vitória do mundo sobre o nazifascimo. Teremos como contar até mesmo partes da fascinante história da aviação mundial, registrando passos dados aqui por companhias alemãs, italianas e francesas”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, durante o lançamento.

Marcelo Queiroz destacou a relevância do projetoO projeto Natal & Parnamirim Field já vinha sendo trabalhado há cerca de dois anos e, atualmente, faz parte das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Sebrae elaborou um estudo das potencialidades que podem ser exploradas ao tema, pontuando atrações que podem ser exploradas já a curto prazo em roteiro que reúne prédios e fatos marcantes.

O projeto mapeou uma rota de equipamentos e prédios históricos relacionados a esse episódio da história do Rio Grande do Norte e do mundo entre a base área de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel.

Governadora com dirigentes do Sebrae e equipe técnicaUm dos objetivos do programa é diversificar a oferta turística que vá além do turismo de mar. Por isso, o projeto tomou a participação do RN na Grande Guerra como forma de atrair turistas para um destino que um fato histórico ímpar no Brasil. Com isso, o Sebrae espera ampliar em mais um dia a permanência do visitante que vem ao RN aproveitar as praias e estimular a criação de eventos alusivos ao tema, como o Dia D, com espetáculos e apresentações de big bands. A expectativa é que o roteiro gere um incremento no setor de comércio e serviços dos dois municípios com retorno para bares, restaurantes e o artesanato.

“Elaborar um projeto relacionado à Segunda Guerra Mundial era um sonho antigo do Sebrae. Vamos dar um grande salto de qualidade no nosso turismo como uma alternativa ao turismo de sol e mar. Com esse roteiro, damos um atrativo diferente ao turista que nos visita”, destacou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, que juntamente com os diretores João Hélio Cavalcanti (técnico) e Marcelo Toscano (de Operações) assinaram um termo de cooperação técnica entre o Sebrae e as prefeituras de Natal e de Parnamirim para viabilizar a implementação do roteiro turístico.

Elenco da peça Bye Bye NatalA governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiou a solenidade e demonstrou apoio ao novo roteiro. “Governo do Estado se associa ao Sebrae e demais parceiros envolvidos, como as prefeituras de Natal e Parnamirim, para que a gente possa tornar esse projeto exitoso. Confesso que ficava me perguntando, com tanta riqueza do ponto de vista histórico e cultural que Natal, Parnamirim e o Rio Grande do Norte em si têm, por que não conseguimos ainda fazer o casamento entre turismo e cultura? E eis que está aqui [o projeto] uma proposta concreta, e com um diferencial extraordinário: nenhum lugar do Brasil tem esse fato histórico para explorar”.

Todo o levantamento está reunido em um portal em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), que além do mapeamento dos pontos históricos, traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso em Jacumã. Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural, e do Museu da Rampa.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br 
http://www.facebook.com/SebraeRN 
http://www.twitter.com/SebraeRN 
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911